SINDFESP - SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017
FILIE-SE
 

Neoliberalismo e pós-democracia (30/04/2016)

  • Neoliberalismo e pós-democracia



    A esquerda ainda não entendeu o que é o neoliberalismo, e está pagando um preço altíssimo por isso. É este anseio de urgência e de intervenção política que permeia o livro A NOVA RAZÃO DO MUNDO: ENSAIO SOBRE A SOCIEDADE NEOLIBERAL, de Pierre Dardot e Christian Laval (http://bit.ly/1VAyy9a). Neste evento de lançamento, convidamos o psicanalista Christian Dunker para debater a tese do "fim da democracia liberal" com o sociólogo francês Christian Laval.

    A mediação foi de Isabela Marcatti, editora adjunta da Boitempo, responsável pela edição de A NOVA RAZÃO DO MUNDO, e de MAL-ESTAR, SOFRIMENTO E SINTOMA, de Christian Dunker, livros da coleção Estado de Sítio.

    Gratuito e aberto ao público em geral, o debate ocorreu no dia 12 de abril de 2016 no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo. Não perca!

    * * *

    Organização: Boitempo, Centro Universitário Maria Antonia e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
    Apoio: Institut Français, Revista Fórum, Programas de Pós-Graduação em Sociologia, em Filosofia e em Ciência Política da FFLCH/USP





    A CLT com Temer: 7 a 1 vai ser pouco 

    (narração Juca Kfouri)


    JUCA KFOURI EXPLICA: COM TEMER, A SUA CARTEIRA DE TRABALHO VAI PERDER DE 7 X 0 PARA OS PATRÕES

    Com narração do comentarista esportivo Juca Kfouri, este vídeo mostra os sete (dos vários) projetos de lei que vão prejudicar os trabalhadores num governo de Temer. Sem ninguém para vetá-los, vai ser muito fácil aprovar propostas como:

    1 - Diminuição da idade mínima de trabalho de 16 para 14 anos. Lugar de criança é na fábrica, né? É de pequeno que se aprende a exploração infantil...

    2- Os acordos com os patrões serão mais importantes que as leis. O presidente da Fiesp, por exemplo, acha que uma hora de almoço é muito. Dá pra comer em 15 minutos com uma mão no sanduba e a outra na labuta.

    3- Afrouxamento do conceito de trabalho escravo: que história é essa de processar o patrão por qualquer besteirinha que chamam de "condições indignas de trabalho"?

    4- Permitir que o patrão reduza a jornada de trabalho e salário, claro, quando ele bem achar conveniente.

    5- Proibir o funcionário demitido de reclamar seus direitos na Justiça do Trabalho. Sim, é verdade! Esse projeto de lei existe e muito empresário apóia!

    6- Proibição de funcionários públicos, como os professores, por exemplo, de fazerem greves.

    7- Liberação da terceirização de TODAS as atividades. Essa já foi vetada por Dilma uma vez. Mas... esse pessoal do Temer quer MUITO derrubar o veto. Tá tudo armado.

    O vídeo é criação e produção dos roteiristas, produtores e jornalistas do coletivo “Um À Esquerda – pouco mais que um zero à esquerda.”


    JORNALISTAS LIVRES

  • Visualizar PDF:

Copyright © SINDFESP - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por E-Assis