Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018

Qual seu candidato para governar o Estado de São Paulo nos próximos 4 anos?

Edson Dorta (PCO – 29)

João Doria (PSDB -45)

Luiz Marinho (PT – 13)

Marcelo Candido (PDT -12)

Marcio França (PSC – 40)

Paulo Skaf (MDB – 15)

Profª Lisete (PSOL – 50)

Russas reagem a vídeo gravado por brasileiros na Copa: 'Recebemos de braços abertos e fazem isso' (22/06/2018)

• As reações a um vídeo que mostra um grupo de torcedores brasileiros expondo uma mulher russa a constrangimentos extrapolaram redes sociais e sites de notícias brasileiros e já aparecem em blogs e na imprensa russa.

Enquanto o assunto ganha relevância entre os moradores de Moscou, a BBC News Brasil foi até a rua Nickolskaya, onde o vídeo original teria sido gravado, e perguntou a mulheres russas de diferentes idades qual seria sua reação se estivessem na pele da mulher retratada, mas soubessem o que estava sendo dito.

"Essas pessoas vêm para o nosso país, nossa cidade, para aproveitar o evento na Rússia. Nós estamos recebendo todos de braços abertos e felizes por tê-los aqui, mas eles fizeram algo péssimo", afirma uma das entrevistadas.

"Ela (a vítima) não sabia o que a música queria dizer. Tornou-se refém da situação", lamentou outra das russas.

As mulheres consultadas também mandam um recado aos brasileiros – especialmente à minoria que ainda endossa o comportamento dos homens que gravaram o filme que se tornou viral nesta Copa do Mundo.

Elas dizem coisas como “É uma situação bem desagradável. É triste a moça estar sorrindo e dançando sem saber do que se tratava", "Não repitam isso" e "Eu recomendaria que eles tivessem mais respeito, para começo de conversa".

Uma petição foi recém-criada por uma cidadã russa e acumula quase duas mil assinaturas em menos de 24 horas.

No texto, ela pede que os brasileiros presentes no vídeo “peçam desculpas públicas tanto à moça quanto a todos os cidadãos russos por seu machismo, desrespeito às leis da Federação Russa, desrespeito aos cidadãos russos, insultos e humilhação da honra e dignidade”.

A petição também exige que os homens envolvidos no vídeo sejam levados à Justiça russa.

Reportagem de Ricardo Senra

BBC BRASIL