Qual seu candidato para governar o Estado de São Paulo nos próximos 4 anos?

Edson Dorta (PCO – 29)

João Doria (PSDB -45)

Luiz Marinho (PT – 13)

Major Costa e Silva (DC – 27)

Marcelo Candido (PDT -12)

Marcio França (PSC – 40)

Paulo Skaf (MDB – 15)

Prof. Claudio Fernando (PMN – 33)

Profª Lisete (PSOL – 50)

Rodrigo Tavares (PRTB – 28)

Rogerio Chequer (NOVO – 30)

PALESTRA COM O PROFESSOR PIERRE TRINQUET (06/03/2013)

• SOBRE ERGOLOGIA
  • Dia cinco de março, terça-feira, no período das 09h30min às 13h30min horas participei de uma Palestra na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho com o Tema: Saúde dos Trabalhadores e Ação Sindical.

Tendo como Palestrante o Prof. Dr. Pierre Trinquet , que é professor e pesquisador do Departamento de Ergologia da Universidade Aix-Marseille (França), doutor em sociologia e diplomado em ergologia que realiza pesquisas e intervenções em instituições públicas e privadas na França sob o tema da saúde e segurança no trabalho. É autor dos livros "Maîtriser les risques du travail" (1996) e "Prévenir les dégâts du travail: l'ergoprévention" (2009), ambos pela editora PUF, e de vários artigos publicados em periódicos e obras coletivas, inclusive no Brasil.

O público alvo foi os dirigentes e assessores sindicais, estudantes, militantes e interessados no tema da Saúde dos Trabalhadores, com e sem experiência na área.

O assunto foi voltado para uma ciência que existe há mais ou menos 30 anos e que na Europa está sendo amplamente pesquisada e inserida no contexto das grandes empresas, e também na área governamental que é a Ergologia a qual se trata de um método que aborda a complexidade da atividade humana do trabalho com o intuito de considerar o trabalho real e o prescrito, os saberes elaborados pelas disciplinas científicas (saberes constituídos e saberes adquiridos ou investidos). Pierre dissertou sobre a atividade humana do trabalho e o conjunto de problemas que a constitui: a formação profissional, a prevenção dos riscos profissionais, a gestão dos Homens, a econômica e outras. Um dos conceitos chave da ergologia é atividade do trabalho.

Embora, na dúvida em ir assisti-la ou ficar aqui no sindicato para assessorar presidente, atendendo as diversas ligações dos filiados optei por adquirir um pouquinho de conhecimento e saber do que se tratava. Gostei da colocação embora precise ainda ser mais bem digerido, estudado para eu ter uma opinião formada.

O Professor Pierre foi traduzido por duas interpretes.

Brevemente será colocada em nosso site a gravação, assim que o Dieese disponibilizar.

Por Márcia Coletti – Dir. Executiva - Sindfesp

DIEESE PATROCINA PALESTRA SOBRE ERGOLOGIA - 05/03/2013