SINDFESP - SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017
FILIE-SE
 

PALESTRA COM O PROFESSOR PIERRE TRINQUET (06/03/2013)

  • SOBRE ERGOLOGIA
  • Dia cinco de março, terça-feira, no período das 09h30min às 13h30min horas participei de uma Palestra na Escola DIEESE de Ciências do Trabalho com o Tema: Saúde dos Trabalhadores e Ação Sindical.

    Tendo como Palestrante o Prof. Dr. Pierre Trinquet , que é professor e pesquisador do Departamento de Ergologia da Universidade Aix-Marseille (França), doutor em sociologia e diplomado em ergologia que realiza pesquisas e intervenções em instituições públicas e privadas na França sob o tema da saúde e segurança no trabalho. É autor dos livros "Maîtriser les risques du travail" (1996) e "Prévenir les dégâts du travail: l'ergoprévention" (2009), ambos pela editora PUF, e de vários artigos publicados em periódicos e obras coletivas, inclusive no Brasil.

    O público alvo foi os dirigentes e assessores sindicais, estudantes, militantes e interessados no tema da Saúde dos Trabalhadores, com e sem experiência na área.

    O assunto foi voltado para uma ciência que existe há mais ou menos 30 anos e que na Europa está sendo amplamente pesquisada e inserida no contexto das grandes empresas, e também na área governamental que é a Ergologia a qual se trata de um método que aborda a complexidade da atividade humana do trabalho com o intuito de considerar o trabalho real e o prescrito, os saberes elaborados pelas disciplinas científicas (saberes constituídos e saberes adquiridos ou investidos). Pierre dissertou sobre a atividade humana do trabalho e o conjunto de problemas que a constitui: a formação profissional, a prevenção dos riscos profissionais, a gestão dos Homens, a econômica e outras. Um dos conceitos chave da ergologia é atividade do trabalho.

    Embora, na dúvida em ir assisti-la ou ficar aqui no sindicato para assessorar presidente, atendendo as diversas ligações dos filiados optei por adquirir um pouquinho de conhecimento e saber do que se tratava. Gostei da colocação embora precise ainda ser mais bem digerido, estudado para eu ter uma opinião formada.

    O Professor Pierre foi traduzido por duas interpretes.

     Brevemente será colocada em nosso site a gravação, assim que o Dieese disponibilizar.

    Por Márcia Coletti – Dir. Executiva - Sindfesp

     

     

  • DIEESE PATROCINA PALESTRA SOBRE ERGOLOGIA - 05/03/2013

    DIEESE PATROCINA PALESTRA SOBRE ERGOLOGIA - 05/03/2013

    DIEESE PATROCINA PALESTRA SOBRE ERGOLOGIA - 05/03/2013

Copyright © SINDFESP - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por E-Assis